HOLOCAUSTO

     CRÔNICAS


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

               Holocausto Judeu        

 

Homossexuais

Os Homossexuais constituíam um dos grupos perseguidos pelo regime nazi.

Antes do Terceiro Reich, Berlim era considerada uma cidade liberal, com bares e cabarés freqüentados pela comunidade homossexual.

Magnus Hirschfeld tinha começado aí, um movimento pelos direitos dos homossexuais durante o virar do século.

Contudo, estes movimentos foram duramente reprimidos pelo Partido Nazi.

A ideologia nazi sustentava que a homossexualidade era incompatível com o Nacional Socialismo, já que não permitia a reprodução, necessária para perpetuar a raça superior.

Da mesma forma, a masturbação era considerada perniciosa pelo Reich.

Ernst Röhm, líder das SA, a primeira milícia do Partido Nazi, um dos homens de confiança de Hitler que o ajudou a ascender ao poder, era homossexual e foi assassinado em 1934.

O mesmo se passava com outros líderes, como Edmund Heines.

Hitler protegeu, inicialmente, Röhm de outros elementos do Partido Nazi que consideravam a sua homossexualidade como uma violação grave da política fortemente homofóbica do partido.

Hitler, mais tarde, ao considerar que este podia ser, de fato, uma ameaça à consolidação do partido no poder, autorizou a sua execução na chamada Noite das facas longas.

Durante o holocausto, a perseguição continuou, tendo muitos sido enviados para campos de concentração.

As estimativas sobre o número de homossexuais mortos nos campos varia muito, entre 5.000 e 15.000, consoante os autores consultados.

O sofrimento dos homossexuais não terminou depois do fim da guerra, uma vez que as leis anti-homossexuais dos Nazis não foram suprimidas, tal como aconteceu com as leis anti-semíticas, por exemplo.

Alguns homossexuais foram obrigados a terminar a pena a que estavam condenados pelo Governo Militar Aliado do pós-guerra na Alemanha.

Outros, ao regressar a casa e aos seus países de origem tiveram que manter o silêncio sobre o seu sofrimento, por medo de discriminação, pois as chamadas leis sobre a sodomia só acabariam por cair na Europa Ocidental nos anos 1960 e 1970.

 

ACESSO RÁPIDO


 

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808