MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

Avaliação de Conhecimentos

A Mitologia Grega
Banco de Questões do Professor Edley
 

Deuses Primordiais

01 ► Esta foi a primeira de todas as divindades que apareceu no universo, logo, ele é também o mais velho de todos os deuses. Seu nome significa "separar", "ser amplo", significando o espaço vazio primordial. Também pode significa "ar" ou "respirar". Tanto ELE como os seus irmãos são forças geradoras do universo. Enquanto Eros é uma força de junção e união, ELE significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação":

 

Nix.

Gaia.

Urano.

Caos.

 

02 ► A Deusa que simboliza a Terra, é a mãe de todos os outros deuses e nasceu logo depois de Caos. Sendo assim, ELA é uma das primeiras Deuses Primordiais e possui a força da natureza. ELA é filha de Caos (o vazio) que é também pai de Tártaro (o abismo), Eros (o amor), Érebo (as trevas) e Nix (a noite). ELA gerou sozinha Urano (o Céu), Ponto (o mar) e as Óreas (as montanhas). ELA gerou Urano com o desejo de ter alguém que a cobrisse completamente, e para que houvesse um lar eterno para os deuses "bem-aventurados":

 

Nix.

Caos.

Urano.

Gaia.

 

 

03 ► O terceiro dos Deuses Primordiais, também originado por Caos, ELE era a representação do inferno e era nele que se encontravam os lugares mais sombrios e profundos do reino de Hades. Era para esse mundo inferior que os inimigos do Olimpo eram enviados para serem punidos e castigados. Foi lá também que os Titãs foram aprisionados por Zeus (Júpiter), Hades (Plutão) e Poseidon (Netuno) após a Titanomaquia:

 

Tártaro.

Érebo.

Éter.

Hemera.

 

04 ► Assim como Gaia representa a Terra, ELE representa o céu. Ele é um dos Deuses Primordiais que foi gerado por Gaia, espontaneamente, e depois se casou com ela. Os dois juntos são ancestrais de diversos outros deuses gregos. ELE tem vários filhos (e irmãs), entre os quais os Titãs, os Ciclopes e os Hecatônquiros. Ao odiar seus filhos, mantém todos presos no interior de Gaia, a Terra. Esta então instigou seus filhos a se revoltarem contra o pai. Cronos, o mais jovem, assumiu a liderança da luta contra ELE e, usando uma foice oferecida por Gaia, cortou seu pai em vários pedaços. Do sangue DELE que caiu sobre a terra, nasceram os Gigantes, as Erínias e as Melíades:

Urano.

Caos.

Gaia.

Nix.

 

05 ► É a personificação das trevas e da escuridão. Tem seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo" logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix, a personificação da noite. É conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus. Conta-se que os Titãs pediram socorro a Érebo e pessoalmente o primórdio desceu até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Érebo nas profundezas do rio Aqueronte, a fronteira dos dois mundos. ELE está encarcerado no Tártaro:

Éter.

Hemera.

Tártaro.

Érebo.

 

06 ► Esta Deusa representa a noite, também é filha de Caos. ELA também foi um dos primeiros seres a surgir do vazio, logo, ela é irmã de outras divindades. A primeira divindade é Érebo, que representa as Trevas; a outra é Gaia que representa a Terra; a outra divindade é Tártaro, que representa o mundo inferior. De todos esses Deuses Primordiais foi que se originaram os demais deuses gregos e o papel DELA era dar origem a muitas dessas divindades. Homero se refere a ELA como "A domadora dos Homens e dos Deuses", demonstrando como os outros Deuses respeitavam-na e temiam-na:

 

Caos.

Gaia.

Urano.

Nix.

 

07 ► É filha de Érebo, deus das trevas, com Nix, deusa da noite e ela representa o dia e a luz. No romance que teve com seu irmão, Éter, ela deu origem à Talassa e também a seres antropomorfos como Cólera, Tristeza e Mentira. Por ser muito bela essa deusa possui um grande poder de persuasão e controle mental:

Érebo.

Éter.

Hemera.

Tártaro.

 

08 ► É a personificação do conceito de "céu superior", o "céu sem limites", a envolver o Cosmos e separá-lo da confusa escuridão do Tártaro. É o ar elevado, puro e brilhante, respirado pelos deuses, contrapondo-se ao ar obscuro, que os mortais respiravam. É considerado por Hesíodo como sendo filho de Érebo e de Nix, tendo por irmã Hemera:

Éter.

Érebo.

Tártaro.

Hemera.

 

09 ► Era a divindade do mar aberto, ou seja, das profundezas do mar. Segundo Hesíodo em sua Teogonia, tal como Urano e os Oreas, ELE nasceu por partenogênse de Gaia, a Terra, ou seja, Gaia o gerou por si própria:

 

Tálassa.

Pontos.

Chronos.

Ananke.

 

10 ► É a deusa do mar, filha de Éter e Hemera. ELA é a personificação feminina do mar Mediterrâneo. Juntamente com Pontos ela deu origem a todos os seres marítimos e também a ninfa Hália, ao gigante Egeon que era a representação do mar Egeu e aos Telquines, que eram demônios dos mares:

Tálassa.

Chronos.

Ananke.

Pontos.

 

11 ► Era a personificação do tempo eterno e imortal, também chamado de Aeon (em grego: Αίων, "eternidade"). É um deus que devora seus próprios filhos. Esta representação deve-se ao fato de os antigos gregos o tomarem como o criador do tempo, logo, de tudo o que existe e pode findar, sendo que, por este fato, se consideravam como filhos do tempo, e uma vez que é impossível fugir ao tempo, todos seriam mais cedo ou mais tarde vencidos (devorados) por ele:

 

Pontos.

Tálassa.

Chronos.

Ananke.

 

12 ► É a deusa primordial da inevitabilidade, e ela está entrelaçada a seu companheiro Aeon, o deus do tempo, desde o início dos tempos. Eles representam as forças cósmicas eternas do Destino e do Tempo. Juntos eles formam o "ovo primordial" de matéria sólida (Ovo órfico) e dividi-se em suas partes constituintes (terra, céu e mar) e, assim, criam o universo ordenado:

 

Pontos.

Ananke.

Tálassa.

Chronos.

 

13 ► Eram os deuses das montanhas, filhos de Gaia (a Terra) por partenogênse de Gaia, a Terra, ou seja, Gaia o gerou por si própria e portanto irmãos de Urano (o Céu) e Ponto (o Mar). Os antigos gregos acreditavam que cada montanha possuía uma divindade que era denominada de acordo com sua própria montanha, por exemplo: Atos (Άθως) — montanha da Trácia (norte da Grécia). Cilene (Κυλλήνη) — montanha da Arcádia, local do nascimento de Hermes. Citerão (Κιθαιρών) — grupo montanhoso da Beócia (centro da Grécia). Dicte (Δίκτη) — montanha da ilha de Creta, local do nascimento de Zeus. Etna (Αἴτνη) — o vulcão da ilha de Sicília. Hemo (Αἷμος) e Ródope (Ροδόπη) — duas montanhas da Trácia. Hélicon (Ἑλικών) — montanha da Beócia, que competiu com Citéron. Ida (Ίδη) — duas montanhas, uma localizada na ilha de Creta e outra na região de Troia. Nisa (Νύσα) — montanha da Beócia que criou Dionísio. Olimpo (Όλυμπος) — morada dos deuses olímpicos e a montanha mais alta da Grécia, situada na Tessália. Ótris (Όθρυς) — montanha em Malis (sul da Tessália); a montanha foi usada pelos titãs na Titanomaquia. Parnes (Πάρνης) — montanha da Beócia. Parnaso (Παρνασσός) — montanha no centro da Grécia, consagrado a Apolo e morada das Musas. Tmolos (Τμώλος) — montanha da Lídia (em Anatólia):

Óreas

Nesos.

Éter.

Gaia.

 

14 ► Eram as deusas das ilhas. Dizia-se que cada ilha tinha sua própria personificação. Foram classificadas como umas das antigas divindades elementares chamadas deuses primordiais. Dizia-se que ELAS eram na realidade montanhas, mas Poseidon golpeou-as violentamente e mergulhou-as no mar com seu tridente:

Éter.

Óreas

Nesos.

Gaia.

 

Os Titãs

15 ► O mais importante Titã, e também o mais jovem, costumava ser representado com uma foice na mão, com a qual teria mutilado seu pai, Urano. Crono se uniu a uma de suas irmãs, Réia, com quem teve vários filhos. Como tinha medo de que os descendentes desafiassem seu poder sobre o mundo, ele engolia todos os seus filhos. Mas um deles, Zeus, contou com a ajuda da mãe para escapar desse destino trágico. Após crescer e se tornar forte, Zeus decidiu resgatar seus irmãos, dando uma poção para o pai que fez este vomitar todos os filhos engolidos. Com a ajuda dos irmãos, Zeus derrotou Crono e outros titãs numa grande batalha e passou a ser o grande chefe de todos os deuses gregos. Crono e seus aliados foram presos para sempre no Tártaro, o mundo subterrâneo para onde iam os mortos:

Oceano.

Ceos.

Crio.

Cronos.

 

16 ► Era o titã mais velho, representado por um grande rio que corria em volta de toda a Terra (então considerada plana), demarcando suas fronteiras. Este Titã teria gerado todos os rios, riachos e fontes existentes:

Cronos.

Oceano.

Ceos.

Crio.

 

17 ► Um Titã obscuro, que tem importância apenas na construção da árvore genealógica dos deuses gregos, principalmente por ter sido avô de Apolo (deus das profecias, da medicina e da música) e de Ártemis (deusa da caça e da vida selvagem):

 

Ceos.

Crio.

Cronos.

Oceano.

 

18 ► Outro Titã secundário, sem grande destaque na mitologia grega. Os textos lendários revelam apenas que ele se casou com Euríbia, sua meia-irmã – filha de Gaia com Ponto, outra divindade que representava o mar:

 

Cronos.

Crio.

Oceano.

Ceos.

 

19 ► Era, provavelmente, uma divindade de origem pré-helênica, que acabou absorvida pela mitologia grega, aparecendo como um dos 12 titãs. Era um Titã identificado com as forças solares:

 

Jápeto.

Febe.

Hipérion.

Tétis.

 

20 ► É importante na mitologia por causa de alguns de seus filhos. Um deles foi Atlas, que enfrentou Zeus na titanomaquia e, ao ser derrotado, recebeu como castigo a missão de carregar o mundo nas costas. Outro foi Prometeu, criador dos mortais:

Jápeto.

Hipérion.

Tétis.

Febe.

 

21 ► Em alguns textos épicos, essa Titã aparece como a deusa da fertilidade, simbolizando a capacidade geradora e fecundante das águas. Também, não é para menos: de sua união com o irmão Oceano nasceram milhares de filhos:

 

Tétis.

Hipérion.

Jápeto.

Hipérion.

 

 

22 ► Conhecida como “a luminosa”, ela se uniu ao irmão Ceos e teve uma filha chamada Letó, que seria um dos amores de Zeus e daria à luz dois importantes deuses gregos: Apolo e Ártemis:

 

Hipérion.

Febe.

Jápeto.

Tétis.

 

23 ► Deusa da justiça e da sabedoria, ela foi a segunda esposa de Zeus. Segundo alguns textos mitológicos, Têmis inventou os oráculos e os rituais religiosos. Antes do surgimento de Apolo, ela era chamada também de deusa das profecias:

 

Réia.

Mnemósine.

Téia.

Têmis.

 

24 ► Por ter se unido ao irmão Hipérion, também costuma ser identificada como uma divindade solar. Ela teve três filhos: Hélio (que seria o próprio Sol), Selene (a Lua) e Éos (a aurora):

 

Téia.

Mnemósine.

Réia.

Têmis.

 

25 ► A deusa da memória foi a quinta esposa de Zeus e mais uma das tias Titãs que ele escolheu com quem procriar. Dessa união nasceram as nove Musas, deusas da literatura e das artes – como poesia, música e dança:

 

Têmis.

Téia.

Réia.

Mnemósine.

 

26 ► Essa Titã era irmã e mulher de Cronos, a quem conseguiu enganar, evitando que seu filho Zeus fosse engolido por ele. Quando Zeus nasceu, Réia deu uma pedra para Crono engolir no lugar do recém-nascido. Ela foi mãe também de outros deuses, como Poseidon (deus do mar) e Hades (rei do mundo subterrâneo):

 

Réia.

Mnemósine.

Téia.

Têmis.

 

27 ► Além dos 12 titãs, Urano e Gaia tiveram três filhos. Eles eram gigantes, com só um olho na face, que lutaram ao lado de Zeus na guerra contra Cronos. Os relâmpagos usados por Zeus na batalha foram forjados por eles:

 

Hecatonquiros.

Ciclopes.

Réia.

Cronos.

 

28 ► Um outro trio monstruoso foi gerado por Urano e Gaia: seres com 100 braços e 50 cabeças. Os textos épicos divergem. Em alguns, eles são aliados de Crono; em outros, de Zeus:

 

Ciclopes.

Réia.

Cronos.

Hecatonquiros.

 

 

Deuses Olímpianos

29 ► O filho mais novo de Cronos e Réia é o líder dos deuses que vivem no monte Olimpo. Ele impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes. Este deus grego teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas. Era o senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo. Para obter as boas graças, os gregos o homenageava com ritos, festas e oferendas:

 

Poseidon.

Hades.

Hera.

Zeus.

 

30 ► O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos – e sua fúria é famosa entre os deuses:

 

Poseidon.

Hades.

Hera.

Zeus.

 

31 ► Mesmo sendo irmão de Zeus e Posêidon, não vive no monte Olimpo. Como deus dos mortos, domina seu próprio território. Apesar de passar uma imagem ruim por sua “função”, não é um deus associado ao mal:

 

Poseidon.

Hera.

Zeus.

Hades.

 

32 ► Terceira mulher de Zeus e rainha do Olimpo, é a deusa do matrimônio e do parto. É vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus fora do casamento. Para os gregos, ela e Zeus simbolizam a união homem-mulher:

 

Hera.

Poseidon.

Zeus.

Hades.

 

33 ► O nome da deusa do amor significa “nascida da espuma”, porque diziam que ela havia surgido do mar. É a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, teve vários casos – com deuses como Ares e Hermes e também com mortais:

 

Afrodite.

Hefesto.

Apolo.

Ares.

 

34 ► Filho de Zeus e Hera, nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento dele, os deuses levaram-no ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja:

 

Afrodite.

Apolo.

Hefesto.

Ares.

 

35 ► O deus da luz (representada pelo Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um deus mais calmo, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro:

 

Afrodite.

Apolo.

Ares.

Hefesto.

 

36 ► O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Pai de vários heróis – humanos que são protegidos ou filhos de deuses. Era um dos amantes de Afrodite, a deusa do Amor:

 

Afrodite.

Hefesto.

Ares.

Apolo.

 

37 ► Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça, representada por uma mulher com um arco – contraditoriamente, também é a protetora dos animais. É uma deusa casta (virgem), que fica furiosa quando se sente ameaçada:

 

Artemis.

Hermes.

Palas Atena.

Cronos.

 

38 ► Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandálias com asas, tinha um lado obscuro, às vezes trazia mentiras e falsas histórias:

 

Artemis.

Hermes.

Palas Atena.

Cronos.

 

39 ► É a deusa da sabedoria e filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, ela carrega uma lança e um escudo chamado Égide:

 

Cronos.

Palas Atena.

Hermes.

Artemis.

 

 

Criaturas da Mitologia Grega

40 ► Criatura com dorso, cabeça e braços de ser humano e pernas e corpo de cavalo. Existiam centauros que lutavam ao lado do bem como, por exemplo, Quíron. Porém, outros centauros usavam sua brutal força combatendo as forças do bem:

 

Quimeras.

Cérbero.

Minotauro.

Centauro.

 

41 ► Espécie de fera. Possuíam o corpo composto por partes de dois animais. No imaginário grego, elas lançavam fogo pelas narinas. Os animais mais presentes nas representações eram: leões, cabras e cobras:

 

Cérbero.

Centauro.

Minotauro.

Quimeras.

 

 

42 ► Cachorro monstruoso com três cabeças. De acordo com a mitologia grega, ele era o guardião da porta do inferno. No imaginário grego, ele atacava e matava todos os seres vivos que chegassem perto das portas do mundo inferior. Deixava entrar no inferno apenas as almas, não deixando-as sair:

 

Cérbero.

Quimeras.

Minotauro.

Centauro.

 

43 ► Monstro mitológico que tinha corpo de homem e cabeça e rabo de touro. Habitava um labirinto na Ilha de Creta. Se alimentava da carne de seres humanos jovens que deveriam ser enviados ao labirinto regularmente. Na mitologia grega, foi vencido e morto pelo herói grego Teseu:

 

Centauro.

Minotauro.

Quimeras.

Quimeras.

 

44 ► Gigantes imortais que possuíam apenas um olho na testa. De acordo com o imaginário dos gregos, estas criaturas trabalhavam fabricando os raios de Zeus. Um dos mais conhecidos é Polifemo, que habitava sozinho uma caverna da Sicília. Ele aparece numa das aventuras de Ulisses, retratado na obra Odisseia de Homero:

 

Górgonas.

Grifos.

Cíclopes.

Hidra de Lerna.

 

45 ► Eram criaturas monstruosas femininas. Possuíam serpentes na cabeça e o poder de transformar em pedra todos que olhassem diretamente em seus olhos. A mais conhecida da mitologia grega é a Medusa:

 

Hidra de Lerna.

Grifos.

Górgonas.

Cíclopes.

 

46 ► Seres mitológicos que possuíam corpo híbrido possuindo corpo de leão com cabeça e asas de águia. De acordo com os gregos, eles tinham a capacidade de botar ovos e ninhos de ouro:

 

Górgonas.

Grifos.

Hidra de Lerna.

Cíclopes.

 

47 ► Criatura monstruosa que habitava um pântano próximo ao Lago de Lerna. Possuía corpo de dragão com várias cabeças de serpente. Foi vencida apenas pelo herói grego Héracles (Hércules):

 

Hidra de Lerna.

Grifos.

Górgonas.

Cíclopes.

 

48 ► Os gregos acreditavam que eram deusas em forma de espíritos que habitavam bosques, cachoeiras e florestas. Tinham a função de levar alegria às pessoas que passavam próximas a elas:

 

Pégaso.

Tritão.

Górgonas.

Ninfas.

 

49 ► Cavalo com asas que simbolizava a imortalidade. Os gregos acreditavam que ele havia nascido do sangue que jorrou da cabeça da Medusa, cortada por Perseu. Em alguns mitos, ele aparece como o cavalo alado de Zeus:

 

Ninfas.

Pégaso.

Tritão.

Górgonas.

 

50 ► Era representado com cabeça e tronco humano com rabo de peixe. Usava um tridente e habitava as profundezas do mar:

 

Ninfas.

Tritão.

Górgonas.

Pégaso.

 

51 ► Era um dos gigantes, que são os quatro filhos de Gaia. Ele é o menor e mais fraco dos gigantes, porém o mais inteligente. Ele nasceu para derrotar a deusa da sabedoria Atena. É conhecido como o gigante do fogo. É irmão do mais poderoso gigante da mitologia grega, Tifão. ELE e Tifão lutaram contra Zeus e Atena em uma batalha sangrenta que culminou na queda dos últimos gigantes. Em sua batalha com Atena e Zeus, foi aprisionado no monte Etna juntamente com seu irmão e lá estão presos até hoje lançando sua fúria sobre a Terra:

Encélado.

Harpia.

Fênix.

Cila.

 

52 ► Eram criaturas representadas ora como formosas e sedutoras mulheres com longas unhas, ora como terríveis monstros com corpo de ave de rapina, rosto de mulher e seios. Elas raptavam o corpo dos mortos para usufruir de seu amor, por isso eram representadas nos túmulos como se estivessem à espera do morto, sobretudo dos jovens para arrebatá-los. Eram cruéis e violentas, sendo relacionadas aos ventos destruidores, aos ciclones e às tormentas:

 

Fênix.

Cila.

Harpia.

Encélado.

 

53 ► É um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, ELA queimava-se numa pira funerária. Sua vida longa e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual:

 

Harpia.

Fênix.

Cila.

Encélado.

 

54 ► Na mitologia grega, conforme Homero e Ovídio, era uma bela ninfa que se transformou em um monstro marinho. O aterrorizante monstro marinho em que ELA se transformou tinha o torso de uma bela mulher mas, em volta da cintura, possuía seis cabeças de serpente com três fileiras de dentes e um círculo de doze cães labradores. Os cães a alertavam quando um navio estava passando, de forma que ela pudesse capturar os navegantes:

Cila.

Fênix.

Harpia.

Encélado.

 

55 ► O Minotauro é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Segundo o mito, o Minotauro era um ser com cabeça e cauda de touro e corpo de homem que habitou um labirinto na ilha de Creta. O Minotauro teria nascido quando seu pai, futuro rei de Creta, fez um pedido ao deus dos mares, Poseidon. O pedido foi que ele, Minos, queria ser rei de Creta. Poseidon disse então que enviaria a Minos um touro dos mares e que esse animal deveria ser sacrificado como oferenda. Quando o touro surgiu dos mares, Minos não teve coragem de sacrificar o animal, pois o achou muito lindo. Substituiu-o por um de seus touros esperando que Poseidon não notasse a diferença. Porém, Poseidon percebeu que fora enganado e decidiu castigar Minos. Decidiu não lhe tirar o trono. Poseidon fez com que a mulher de Minos, Pasífae se apaixonasse pelo touro, sendo que dessa união nasceu o MINOTAURO. Com medo e desprezo pelo “filho” de sua esposa, porém sem coragem para matá-lo, Minos mandou construir um labirinto abaixo de seu castelo para prender o Minotauro. Anos depois, Minos derrotou Atena em uma guerra que lhe custou um dos filhos. Atena como vingança, ordenou que todo ano fossem enviados 7 moças e 7 rapazes atenienses para o labirinto. Após 3 anos de sacrifícios, um jovem de nome Teseu decidiu enfrentar o Minotauro voluntariamente. Ao chegar ao palácio se apaixonou por uma das filhas do rei, Ariadne. Ariadne, correspondendo a paixão de Teseu, entregou a ele uma espada mágica para matar o minotauro e também um novelo de lã para ele encontrar o caminho de volta. Teseu ficou algum tempo a procura do Minotauro, pois teve de ser cauteloso para não ser pego de surpresa. Quando ele avistou o Minotauro atacando um dos atenienses, apunhalou-o por trás matando-o. Após isso Teseu resgatou os atenienses e voltou pelo caminho do novelo de lã para encontrar sua amada. O Minotauro é uma das figuras mitológicas mais conhecidas da Antiguidade. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante principalmente de forma oral. Seu mito foi contado de geração por geração pra as crianças das Antigas Civilizações aprenderem a entender o que?

Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses, além de indicar a queda de CRETA e o aumento do poder dos GREGOS (ATENAS e ESPARTA).

Um homem que protege sua amada, enfrenta qualquer desafio.

Mostra que Teseu era mais forte e destemido que o Minotauro.

É somente um Mito, ninguém prestava atenção.

 

 


 


 


 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808