MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

Avaliação de Conhecimentos

O Tempo e a História
Banco de Questões do Professor Edley
 

01 ► criado por volta do Século VIII. Também é conhecida como relógio de areia. É constituída de duas âmbulas e um pequeno orifício, com uma certa quantidade de areia, cuja passagem de um âmbulo ao outro serve para marcar o tempo.
Era frequentemente utilizada em navios e igrejas.

Que instrumento é esse?

 

Relógio de Sol.

Relógio de Pulso.

Ampulheta.

Clepsidra.

 


02 ► criado por volta de 1500 a.C. Ele mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos mais comuns, como os conhecidos “de jardim”, são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum.

Que instrumento é esse?

 

Relógio de Sol.

Relógio de Pulso.

Ampulheta.

Clepsidra.

 


03 ► criado por volta de 1400 a.C. Também chamada de relógio de água, foi um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido à água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia). O tipo mais comum utiliza dois recipientes, um com água e outro vazio. A água passa para o recipiente vazio, levantando uma bóia atrelada a um ponteiro, que marca o tempo.

Que instrumento é esse?

 

Relógio de Sol.

Relógio de Pulso.

Ampulheta.

Clepsidra.

 


04 ► Foi criado por volta do Século VIII. Consiste em uma vela normal, demarcada com uma escala horária. O tempo é marcado pela velocidade de queima da vela. Foi bastante usado pelas cortes europeias do Antigo Regime. Sua utilização se dava principalmente no período noturno, servindo tanto para marcar as horas como para produzir luz. Velas de espessuras diferentes eram empregadas de acordo com os períodos de tempo que se desejasse marcar.

Que instrumento é esse?

 

Relógio de Pulso.

Ampulheta.

Relógio de Vela.

Clepsidra.

 

 

05 ► criado no ano de 1656. Utiliza pesos para fornecer a energia necessária para mover os ponteiros. A partir e do Século XX, este instrumento foi superado em precisão pelo relógio de quartzo e depois pelo relógio atômico, mas continua a ter certo emprego pelo seu valor estético e artístico. A regularidade no movimento de um pêndulo foi estudada por Galileu Galilei no Século XVI, mas a invenção deste tipo de relógio é atribuída ao holandês Christiaan Huygens.

Que instrumento é esse?

 

Relógio de Pêndulo.

Relógio de Pulso.

Ampulheta.

Relógio Atômico.

 

 

06 ► criado em 1955. Seu funcionamento depende das propriedades do átomo. Desde 1967, a definição internacional do tempo baseia-se neste tipo de instrumento, assim como os relógios, satélites e aparelhos de última geração. Ele é considerado o mais preciso já construído pelo homem e mesmo assim atrasa: 1 segundo a cada 65 mil anos!

Que instrumento é esse?

Relógio de Pêndulo.

Relógio de Pulso.

Ampulheta.

Relógio Atômico.


07 ► Em muitas sociedades puramente rurais, os trabalhadores vivenciam um tempo relacionado ao dia e à noite, às variações do clima, às épocas de plantio e de colheita, etc.

Como é conhecido esse Ritmo?

Ritmo de "Sol e Lua".

Ritmo da "Natureza".

Ritmo da "Fábrica".

Fora de Ritmo.

 

08 ► Já nas Sociedades Industriais Contemporâneas, os trabalhadores de uma fábrica, por exemplo, vivenciam um ritmo de tempo marcado pelas horas de um relógio, mesmo porque as horas de trabalho, em geral, são vendidas por determinado preço – o Salário. Assim, nesse “tempo” também encontrado, é claro, em outras atividades profissionais –, a jornada de trabalho não obedece mais ao nascer e pôr do sol nem às variações do clima, mas às exigências da Empresa.

Como é conhecido esse Ritmo?

Ritmo de "Sol e Lua".

Ritmo da "Natureza".

Ritmo da "Fábrica".

Fora de Ritmo.

 

09 ► Calendário utilizado em países de Religião Judaica. É baseado no Ciclo Lunar e marca os anos a partir de uma referência Bíblica do que seria a criação do mundo em torno do ano 3760 a.C. hoje o povo Judeu está no ano 5778:

 

Calendário Cristão.

Calendário Hegírico ou Islâmico.

Calendário Hebraico.

Calendário Chinês.

 

10 ► Calendário utilizado pela maioria dos países ocidentais. É baseado no Ciclo Solar e marca os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII, por isso também é chamado Calendário Gregoriano:

 

Calendário Cristão.

Calendário Hegírico ou Islâmico.

Calendário Hebraico.

Calendário.

 

11 ► Calendário utilizado em países de Religião Muçulmana. É baseado no Ciclo Lunar e marca os anos a partir da HÉGIRA - fuga de Maomé de Meca para Medina no ano 622 d.C. hoje o povo Islâmico está no ano 1439:

 

Calendário Cristão.

Calendário Hegírico ou Islâmico.

Calendário Hebraico.

Calendário.

 

12 ► Forma de contar o tempo com o objetivo de controlar e organizar os acontecimentos de uma sociedade. Esse tipo de marcação permitiu a criação dos calendários:

Tempo histórico.

Tempo cronológico.

Fontes históricas.

Legado histórico.

 

13 ► Documentos utilizados pelo Historiador como base de suas pesquisas, podem ser escritos e não escritos:

Tempo cronológico.

Tempo histórico.

Legado histórico.

Fontes históricas.

 

14 ► Maneira de contar o tempo próprio da História, tendo como base o tempo cronológico, para estudar as ações de grupos humanos e suas interferências no meio em que vivem:

Tempo histórico.

Fontes históricas.

Legado histórico.

Tempo cronológico.

 

15 ► Parte da cultura (material ou imaterial) de um povo, passada de uma geração a outra, que se transmite à posteridade:

Tempo cronológico.

Legado histórico.

Fontes históricas.

Tempo histórico.

 

16 ► Analisando a linha de tempo abaixo, qual o período histórico de maior duração:

Pré-história.

Idade Antiga ou Antiguidade.

Idade Média.

Idade Moderna.

 

17 ► Período Histórico que vai de 4 mil anos antes do nascimento de Cristo e acaba em 476 de nossa era. Este período se Inicia a partir da invenção da escrita:

Pré-História.

Idade Média.

Idade Moderna.

Idade Antiga.

 

18 ► Indique em que ano começa e termina o Século XXI:

1801 a 1900.

1901 a 2000.

2001 a 2100.

2101 a 2200.

 

19 ► Em nossos estudos sobre períodos históricos, trabalhamos muito com Séculos, Milênios, Décadas, etc...

Indique em que ano começa e termina o Século XVIII:

1800 a 1999.

1900 a 1999.

1701 a 1800.

1800 a 1899.

 

20 ► Analise a comparação entre os 3 principais calendários do mundo e abaixo assinale a alternativa correta:

A religião não tem ligação alguma com a definição dos calendários.

Os três calendários têm como base o nascimento de Jesus Cristo.

Mesmo sendo utilizado internacionalmente o calendário cristão, cada cultura registra
     seus eventos em calendário próprio.

Os três calendários têm como base o ciclo solar.

 

21 ► A respeito do tempo cronológico, indique o Século em que ocorreu a Revolução Francesa (1789):

Século XXVI.

Século XVIII.

Século XVI.

Século XX.

 

22 ► A respeito do tempo cronológico, indique o Século em que ocorreu de o homem pisar pela primeira vez o solo lunar em 1969:

Século XXVI.

Século XVIII.

Século XVI.

Século XX.

 

23 ► A respeito do tempo cronológico, indique o Século em que ocorreu o fim do Império Romano do Ocidente no ano 476:

Século XXVI.

Século V.

Século XVI.

Século XX.

 

24 ► A respeito do tempo cronológico, indique o Século em que Collor foi o primeiro presidente brasileiro a ser afastado pelo processo de impeachment, em 1992:

 

Século XXVI.

Século V.

Século XVI.

Século XX.

 

 

25 ► A respeito do tempo cronológico, indique o Século em que Dilma Rousseff foi a primeira mulher a se tornar presidente do Brasil e também foi afastada pelo processo de impeachment, em 2016:

 

Século XXVI.

Século V.

Século XVI.

Século XXI.

 

 

26 ► A respeito do tempo cronológico, indique o Século em que o português Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500:

Século XXVI.

Século V.

Século XVI.

Século XV.

 

27 ► Registros em formas de inscrições, cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos ou particulares, entre outros:

Fonte de Papel.

Fontes Escritas.

Fontes Não Escritas.

Fontes Orais.

 

28 ► Registros da atividade humana, como vestimentas, armas, utensílios, pinturas, esculturas, construções, músicas, filmes, fotografias, etc:

Fontes Escritas.

Fontes Orais.

Fontes Não Escritas.

Fonte de Papel.

 

29 ► Fonte Histórica Não Escrita como o depoimento de pessoas sobre aspectos da vida social e individual. Esses depoimentos, que podem ser colhidos a partir de entrevistas guardadas pelo próprio historiador, servem para registrar a memória (pessoal e coletiva) e ampliar a compreensão de um passado recente ou da história que se está construindo no Presente:

Fonte de Papel.

Fontes Escritas.

Fontes Não Escritas.

Fontes Orais.

 

30 ► Período Histórico que vai de 476 a 1453. Inicia a partir da queda do Império Romano:

Idade Moderna.

Pré-História.

Idade Média.

Idade Antiga.

 

31 ► Período Histórico que vai de 1789 até nossos dias. Inicia a partir da Revolução Francesa:

Idade Antiga.

Idade Moderna.

Idade Média.

Idade Contemporânea.

 

32 ► Período Histórico que vai de 1453 a 1789. Inicia a partir da Tomada de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos:

Pré-História.

Idade Média.

Idade Antiga.

Idade Moderna.

 

33 ► Período Histórico que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra a 4.000 a.C., compreende a maior parte da história da humanidade e se finaliza com a invenção da Escrita:

Idade Média.

Pré-História.

Idade Moderna.

Idade Antiga.

 

34 ► De acordo com a História tradicional, o fato que marca a passagem da Pré-História para a História é:

O domínio do fogo.

A descoberta da agricultura.

A invenção da escrita.

O uso das pinturas rupestres.

 

35 ► História é a ciência que:

Estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra.

Se fundamenta unicamente em documentos escritos.

Estuda os acontecimentos do passado dos homens utilizando-se dos vestígios
     que a humanidade deixou.

Estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.

 

36 ► Observando a imagem do desenho animado "Os Flintstones" e após estudarmos a Pré-História, podemos afirmar que ele apresenta algumas informações incorretas.

Baseando-se nos seus conhecimentos e nas nossas aulas, a informação mais ERRADA que a imagem nos mostra é:

As pessoas de pés descalços, pois na Pré-História não se andava sem calçados.

O dinossauro doméstico, visto que humanos e dinossauros não viveram na mesma
     época na Terra.

O uso de peles de animais como vestimentas para proteger do frio.

O uso do fogo, pois todos os povos na Pré-História dominavam o fogo.

 

37 ► Os idosos... envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história. Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:

Oral.

Textual.

Visual.

Mídia interativa.

 

38 ► Sobre Cultura, podemos dizer que:

Não há cultura superior a outra, e sim culturas diferentes.

Os brancos têm cultura superior a dos negros.

A cultura dos negros é melhor que a dos índios.

Os povos de hoje têm cultura superior a dos povos antigos.

 

39 ► A Disciplina que estuda os acontecimentos antigos, para uma melhor compreensão do presente é:

A Matemática.

O Inglês.

A História.

A Geografia.

 

40 ► Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a única opção INCORRETA:

Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.

Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e
     registrar a passagem do tempo.

A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao
     primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.

O calendário de Júlio César (Importante Imperador Romano), com 365 dias e 6 horas,
     é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

 

41 ► De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:

Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.

Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.

Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.

 

42 ► Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?

Diários, jornais e leis.

Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.

Revistas, livros e vestimentas.

Brinquedos, documentos e móveis.


 




 


 

 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808