JORNAL DA GLOBO

  Somos "Filhos
    da Bolha"

  Não Sejamos
    Otários

  Labirinto
    Sem Saída

  Museu do
    Futebol

  O Partido de
    Wall Street

  O Que Quer Este
    Fidel de Tamancos?

  Mercado
    Livre

  A América está
    Dividida ao Meio

  Um Balanço da
    História Política...

  A Pedofilia na Igreja
    é Conseqüência do...

     CRÔNICAS


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

               Arnaldo Jabor        

 

“Somos Filhos da Bolha”
Quarta, 08/10/08


O governo quer faturar a crise mundial para aumentar seu Ibope. Quer dizer que o governo Lula não tem nada a ver com a crise?

O que espanta no discurso do presidente é ter dito que aqui a crise não chega porque o Brasil fez a lição de casa. Mas não fez, não. O governo nada fez para se prevenir da crise. Diz agora que só podemos gastar o que ganharmos, mas foi contra a responsabilidade fiscal, aumentou muito os gastos públicos e não fez reforma alguma.

Lula chama de inimigos do país os que avisavam do perigo. Ele fala como um pai: “Trabalhadores do Brasil, estamos cuidando de vocês! A gente nem precisa governar, temos é que cuidar do país”.

A verdade é que, até agora, este governo não precisou governar muito. Teve a herança bendita do governo anterior na macroeconomia, manteve técnicos sensatos, como Palocci e Meirelles, mas agora vai ter de governar, sim. Como Lula diz em seu discurso, agora é que a porca torce o rabo.

Presidente, nós lucramos com esta bolha, sim, que nos deu lucro e agora pode cobrar prejuízos. Os 200 bilhões que entraram aqui foram pelo excesso de liquidez do mercado mundial. Somos filhos da bolha, presidente.

 

 

 

 

ACESSO RÁPIDO


 

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808