MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

1930 - Tempo de Revolução

Professor: Edley Reis
Matéria:
    História do Brasil

A Revolução de 1930


A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

Em
1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.

Em
1º de março de 1930, foram realizadas as eleições para Presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o Governador do Estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.

 

 

 

 

      HISTÓRIA


          
 


   

   ENCIC - Claretiano
 Centro Universitário

 


   

     Espaço do Aluno
Resumos e Exercícios

 


   

       Série Grandes
          Civilizações

 


   

          Palestras
Mário Sérgio Cortella

     


   

      Documentários
    Escolhidos à Dedo

     


   

   As Sete Maravilhas
   do Mundo Moderno

     

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808