VISITAS 2022 |
![](http://www.web-counter.net/count_20091204.php?c=0oBo2y9Q2rb)
|
![](../imagens/left_bot02.gif) |
|
Projeto Colégio - Betim
6º Ano
Matemática II - Geometria
Geometria |
|
01. Geometria:
Ideias
intuitivas.
02. As Noções
Fundamentais da Geometria:
Ponto / Reta / Pontos Colineares / Distância
Entre Dois pontos / Plano.
03. Relações entre Ponto, Reta e Plano.
04. Postulados da geometria euclidiana.
05. Posições relativas de duas retas em um
plano:
Relação de Pertinência / Relação de Inclusão.
06. Geometria Euclidiana:
Postulados.
07. Posições Relativas de Duas Retas em Um
Plano:
Retas Paralelas e Retas Concorrentes
(Oblíquas e Perpendiculares).
08. Construções usando Réguas e Esquadros:
Retas Paralelas / Retas Perpendiculares
Retângulo / Quadrado / Malha Quadriculada.
09. Estudo da reta:
Semirreta / Segmento de Reta /
|
Ângulos
/ Plano Cartesiano |
|
01. Ângulo e seus elementos.
02. Unidade de medida de um ângulo e como
medir um ângulo.
03. Construir um ângulo utilizando o
transferidor.
04. Classificação dos ângulos.
05. Ângulos complementares e suplementares.
06. Soma dos ângulos internos de triângulo,
quadrilátero,
pentágono e hexágono.
07. Ângulo e sua medida sexagesimal: graus,
minutos e segundos.
08. Ângulo de inclinação, de visão e o uso
do teodolito.
09. Plano cartesiano: localização de pontos
no 1° quadrante.
10. Plano cartesiano: localização de
vértices de um polígono.
11. Plano cartesiano: localização de pontos
e construção de
retas paralelas e perpendiculares.
12. Plano cartesiano: deslocamento de um
objeto no plano e
as simetrias entre figuras.
|
|
|
Resolução
das ATIVIDADES
|
|
|
|
|
Resolução
dos TESTES |
|
|
Polígonos |
|
01. Introdução aos polígonos.
02. Identificando polígonos: côncavos e
convexos.
03. Nomes dos polígonos.
04. Triângulos e seus elementos.
05. Classificação dos triângulos.
06. Quadriláteros e seus elementos.
07. Classificação dos polígonos.
08. Retângulo, losango e paralelogramo.
09. Classificação dos polígonos em regulares
ou não regulares.
10. Polígonos e as faces de um poliedro.
11. Figuras semelhantes.
12. Construir figuras planas semelhantes em
situações
de ampliação e de redução no plano cartesiano.
|
|
|
Resolução
das ATIVIDADES
|
|
|
|
|
Resolução
dos TESTES |
|
|
Sólidos
Geométricos / Prismas e Pirâmides |
|
01. Introdução aos sólidos geométricos.
02. Vértice, face e aresta de um sólido
geométrico.
03. Conhecendo os elementos de um prisma.
04. Classificação dos prismas.
05. Conhecendo o polígono da base de um
prisma.
06. Conhecendo as faces laterais de um
prisma.
07. Relações entre o número de vértices,
faces e
arestas de prismas.
08. Conhecendo os elementos de uma pirâmide.
09. Classificação das pirâmides.
10. Conhecendo o polígono da base de uma
pirâmide.
11. Conhecendo as faces laterais de uma
pirâmide.
12. Relações entre o número de vértices,
faces e
arestas de pirâmides.
|
|
|
Resolução
das ATIVIDADES
|
|
|
|
|
Resolução
dos TESTES |
|
|
Medidas |
|
01. O que é medir?
02. Unidades de medida de comprimento.
03. Transformação das unidades de medida de
comprimento.
04. Unidades de medida de superfície.
05. Transformação das unidades de medida de
superfície.
06. Medidas Agrárias
07. Unidades de medida de volume.
08. Transformação das unidades de medida de
volume.
09. Unidades de medida de capacidade
10. Transformações das unidades de medida de
capacidade.
11. Unidades de medida de massa
12. Transformações das unidades de massa.
|
|
|
Resolução
das ATIVIDADES
|
|
|
|
|
Resolução
dos TESTES |
|
|
Figuras
Planas |
|
01. Figuras planas e perímetro.
02. Área, perímetro e proporcionalidade.
03. Geometria na prática.
04. Vistas aéreas.
05. Plantas baixas.
06. Interpretação e construção de plantas
baixas.
07. Descrição de vistas aéreas.
08. Leitura de plantas baixas simples de
residências.
09. Cálculo de área de plantas baixas.
10. Decomposição de plantas baixas.
11. Vista oblíqua e vista vertical.
12. Construção de vistas aéreas.
|
|
|
Resolução
das ATIVIDADES
|
|
|
|
|
Resolução
dos TESTES |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
NOSSA VITRINE |
![](../natura/sorte01.PNG) |
![](../imagens/left_bot02.gif) |
|