MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

Avaliação de Conhecimentos

A Grécia Antiga
Banco de Questões do Professor Edley
 

01 ► O Teatro, os Jogos Olímpicos, a Classificação das Notas Musicais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si), a Democracia.

Tudo isso são herança nos deixadas por qual Civilização Antiga?

 

Romana.

Grega.

Egípcia.

Hebraica.

 

 

02 ► Pensamento que coloca o ser humano no centro de todas as atenções. Também é chamado de Antropocentrismo:

Homérico.

Cnossos.

Genos.

Humanismo.

 

03 ► Os Povos que formaram a Civilização Grega, foram:

Persas.

Fenícios.

Aqueus, Dórios, Jônios e Eólios.

Hebreus e judeus.

 

04 ► A Grécia Antiga começou na Ilha de Creta, que é a maior ilha do Mar Egeu. Eram conhecidos como Pelasgos, que significa "Homens do Mar", eram Navegadores e o Comércio Marítimo a sua grande atividade. Seus principais produtos eram Azeite de oliva, Vinho, Trigo, Frutas cítricas além de dominarem a metalurgia e fabricarem objetos de cerâmica.

Qual era o termo utilizado pelos gregos como referência a si próprios:

Homéricos.

Bárbaros.

Helenos.

Minos.

 

05 ► Termo utilizado pelos gregos como referência ao seu território:

Ilíada.

Genos.

Hélade.

Pólis.

 

06 ► Denominação dada aos povos que viviam fora do território grego e não compartilhavam da mesma língua e costumes dos gregos:

Homéricos.

Helenos.

Minos.

Bárbaros.

 

07 ► Denominação dada às cidades-estado gregas:

Pólis.

Ilíada.

Genos.

Hélade.

 

08 ► Período da história grega que ocorreu entre 1650 a.C e 1150 a.C. Este período ficou caracterizado pela migração e assentamento de povos como os Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios nas áreas que ficaram conhecidas como Hélade, Grécia ou Mundo Grego.

Ocorreu nesse período a fundação da cidade de Micenas, a edificação de Palácios, Templos e Fortalezas e ocorreu a utilização da Escrita:

Homérico.

Pré-Homérico.

Minóico.

Micênico.

 

09 ► Há quase 5 mil anos, desenvolveu-se na Ilha de Creta uma importante Civilização da Antiguidade. Devido à sua localização, tornou-se ponto de encontro entre a Grécia e as civilizações do Crescente Fértil, contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades marítimas e comerciais. Suas principais cidades eram Cnossos, Faístos, Mália, Tilisso e Giúrnia.

Que Civilização foi esta?

Civilização Helênica.

Civilização Espartana.

Civilização Grega.

Civilização Cretense.

 

10 ► Denominação dada ao Rei dos Cretenses, ao Soberano da Civilização Minóica:

Minos.

Cnossos.

Cretino.

Homérico.

 

11 ► O Minotauro é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Segundo o mito, o Minotauro era um ser com cabeça e cauda de touro e corpo de homem que habitou um labirinto na ilha de Creta. O Minotauro teria nascido quando seu pai, futuro rei de Creta, fez um pedido ao deus dos mares, Poseidon. O pedido foi que ele, Minos, queria ser rei de Creta. Poseidon disse então que enviaria a Minos um touro dos mares e que esse animal deveria ser sacrificado como oferenda. Quando o touro surgiu dos mares, Minos não teve coragem de sacrificar o animal, pois o achou muito lindo. Substituiu-o por um de seus touros esperando que Poseidon não notasse a diferença. Porém, Poseidon percebeu que fora enganado e decidiu castigar Minos. Decidiu não lhe tirar o trono. Poseidon fez com que a mulher de Minos, Pasífae se apaixonasse pelo touro, sendo que dessa união nasceu o MINOTAURO. Com medo e desprezo pelo “filho” de sua esposa, porém sem coragem para matá-lo, Minos mandou construir um labirinto abaixo de seu castelo para prender o Minotauro. Anos depois, Minos derrotou Atena em uma guerra que lhe custou um dos filhos. Atena como vingança, ordenou que todo ano fossem enviados 7 moças e 7 rapazes atenienses para o labirinto. Após 3 anos de sacrifícios, um jovem de nome Teseu decidiu enfrentar o Minotauro voluntariamente. Ao chegar ao palácio se apaixonou por uma das filhas do rei, Ariadne. Ariadne, correspondendo a paixão de Teseu, entregou a ele uma espada mágica para matar o minotauro e também um novelo de lã para ele encontrar o caminho de volta. Teseu ficou algum tempo a procura do Minotauro, pois teve de ser cauteloso para não ser pego de surpresa. Quando ele avistou o Minotauro atacando um dos atenienses, apunhalou-o por trás matando-o. Após isso Teseu resgatou os atenienses e voltou pelo caminho do novelo de lã para encontrar sua amada. O Minotauro é uma das figuras mitológicas mais conhecidas da Antiguidade. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante principalmente de forma oral.

Seu mito foi contado de geração por geração pra as crianças das Antigas Civilizações aprenderem a entender o que?

Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que
     desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses, além de indicar a queda de
     CRETA e o aumento do poder dos GREGOS (ATENAS e ESPARTA).

Um homem que protege sua amada, enfrenta qualquer desafio.

Mostra que Teseu era mais forte e destemido que o Minotauro.

É somente um Mito, ninguém prestava atenção.

 

12 ► Característica de uma civilização cujo PODER depende do mar e seus recursos:

Democracia.

Autocracia.

Talassocracia.

Poseidocracia.

 

13 ► Uma Poderosa Monarquia instalou-se em Cnossos, entre 1700 e 1450 a.C., período em que esta cidade deteve a supremacia de toda a ilha. Apoiada no poderio da Marinha e na aliança com os comerciantes, essa monarquia possivelmente expandiu a Dominação Cretense, criando um verdadeiro Império Marítimo-Comercial, que refletia uma Talassocracia (do grego Thálassos = Mar, Oceano e Cratia = Poder). Os Reis dessa Monarquia eram chamados de Minos.

Por isso a Civilização Cretense também pode ser chamada de:

Civilização Grega.

Civilização Suméria.

Civilização Minóica.

Civilização Mediterrânea.

 

14 ► A capital da Talassocracia Cretense ("governo do mar", "império marítimo") era a cidade de Cnossos. Minos, mais que um Rei, parece ter sido um título equivalente a Faraó. A Talassocracia consistia no controle marítimo e comercial das ilhas do Mar Egeu. Os comerciantes das demais ilhas do Egeu e das regiões do Peloponeso, Ática e Ásia Menor ao utilizarem o mar Egeu para comércio tinham que:

Pagar Impostos a Creta.

Pedir Passagem a Creta.

Acenar para o Rei Minos.

Alimentarem o Minotauro que ficava no labirinto.

 

15 ► Período da História Grega que ocorreu entre entre 1150 a.C a 800 a.C. Este período ficou caracterizado pela criação dos GENOS e, posteriormente, o surgimento de Cidades-Estado como Atena e Esparta:

Pré-Homérico.

Homérico.

Minóico.

Micênico.

 

16 ► Poeta grego, autor da Ilíada e da Odisseia:

 

Genos.

Bárbaros.

Minos.

Homero.

 

 

17 ► Obra de Homero que narra a Guerra de Troia, entre Gregos e Troianos:

Ilíada.

Hélade.

Eneida.

Odisséia.

 

18 ► Obra de Homero que narra o retorno de Ulisses, general grego, para sua terra natal, Ítaca:

 

Odisséia.

Hélade.

Ilíada.

O Pequeno Príncipe.

 

19 ► A partir do Século VIII a.C., formaram-se na região da Grécia Antiga diversas cidades independentes, cada qual com seu próprio governo, leis, calendários e moedas. Cada uma dessas cidades era chamada de Pólis, palavra grega que costuma ser traduzida por:

Cidade-Estado.

Cidade Dependente

Cidade Grega.

Capital.

 

20 ► A religiosidade grega caracterizou-se por concepções ligadas ao:

Ateísmo.

Monoteísmo.

Cristianismo.

Politeísmo.

 

21 ► O filho mais novo de Cronos e Réia é o líder dos deuses que vivem no monte Olimpo. Ele impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes. Este deus grego teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas:

 

Poseidon.

Hades.

Hera.

Zeus.

 

22 ► O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos – e sua fúria é famosa entre os deuses:

 

Poseidon.

Hades.

Hera.

Zeus.

 

23 ► Mesmo sendo irmão de Zeus e Posêidon, não vive no monte Olimpo. Como deus dos mortos, domina seu próprio território. Apesar de passar uma imagem ruim por sua “função”, não é um deus associado ao mal:

 

Poseidon.

Hera.

Zeus.

Hades.

 

24 ► Terceira mulher de Zeus e rainha do Olimpo, é a deusa do matrimônio e do parto. É vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus fora do casamento. Para os gregos, ela e Zeus simbolizam a união homem-mulher:

 

Hera.

Poseidon.

Zeus.

Hades.

 

25 ► O nome da deusa do amor significa “nascida da espuma”, porque diziam que ela havia surgido do mar. É a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, teve vários casos – com deuses como Ares e Hermes e também com mortais:

 

Hefesto.

Apolo.

Ares.

Afrodite.

 

 

26 ► Filho de Zeus e Hera, nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento dele, os deuses levaram-no ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja:

 

Afrodite.

Hefesto.

Apolo.

Ares.

 

27 ► O deus da luz (representada pelo Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um deus mais calmo, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro:

 

Apolo.

Afrodite.

Hefesto.

Ares.

 

28 ► O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Pai de vários heróis – humanos que são protegidos ou filhos de deuses. Era um dos amantes de Afrodite, a deusa do Amor:

 

Afrodite.

Apolo.

Ares.

Hefesto.

 

29 ► Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça, representada por uma mulher com um arco – contraditoriamente, também é a protetora dos animais. É uma deusa casta (virgem), que fica furiosa quando se sente ameaçada:

 

Hermes.

Palas Atena.

Artemis.

Cronos.

 

30 ► Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandálias com asas, tinha um lado obscuro, às vezes trazia mentiras e falsas histórias:

 

Artemis.

Palas Atena.

Cronos.

Hermes.

 

31 ► É a deusa da sabedoria e filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, ela carrega uma lança e um escudo chamado Égide:

 

Artemis.

Hermes.

Cronos.

Palas Atena.

 

 

32 ► Deus do tempo, o mais importante Titã, e também o mais jovem, costumava ser representado com uma foice na mão, com a qual teria mutilado seu pai, Urano. ELE se uniu a uma de suas irmãs, Réia, com quem teve vários filhos. Como tinha medo de que os descendentes desafiassem seu poder sobre o mundo, ele engolia todos os seus filhos:

 

Cronos.

Artemis.

Hermes.

Palas Atena.

 

 

33 ► Denominação dada à parte mais alta de uma Cidade-Estado, tinha função estratégia, religiosa e comercial:

 

Atena.

Pólis.

Acrópole.

Esparta.

 

 

 

34 ► Período da história grega que ocorreu entre 800 a.C. a 500 a.C., este período ficou caracterizado pela Formação da Pólis, pela Colonização Grega de outras regiões, com a fundação de cidades como Bizâncio, Marselha, Siracusa e Nápoles, a realização dos Primeiros Jogos Olímpicos, a introdução do Alfabeto Fenício adaptado pelos Gregos e a Difusão da Escrita fora do círculo dos Escribas Profissionais:

Arcaico.

Clássico.

Grego.

Cretense.

 

35 ► Período da história grega que ocorreu entre 500 a.C. a 338 a.C., chamado de Idade do Ouro, este período ficou caracterizado pela vitória na Guerra contra os Persas e ocorreu também a Guerra entre Atenas e Esparta:

Arcaico.

Grego.

Cretense.

Clássico.

 

36 ► Cidade-Estado que foi berço da Democracia Grega e cuja educação buscava a formação completa do homem:

Atenas.

Esparta.

Creta.

Roma.

 

37 ► Denominação dada àqueles que criam Leis para os Atenienses:

Senador.

Legislador.

Deputado.

Imperador.

 

38 ► Sistema que dá ao cidadão o direito de VOTAR e participar das decisões políticas:

Talassocracia.

Autocracia.

Monarquia.

Democracia.

 

39 ► Legislador que, em 621 a.C., dedicou-se a elaboração do primeiro Conjunto de LEIS ESCRITAS em Atenas. Tal medida estabeleceu uma limitação dos poderes até então exercidos pela Aristocracia.

Estas leis foram consideradas duras, pois, todos tinham que obedecê-las:

 

Péricles.

Sólon.

Drácon.

Ostraka.

 

 

40 ► Legislador que, em 594 a.C., decretou o FIM da escravidão por dívidas e dividiu a população em faixas de renda:

 

Ostraka.

Péricles.

Sólon.

Drácon.

 

41 ► Político ateniense, responsável pela consolidação da Democracia na Grécia:

 

Drácon.

Péricles.

Sólon.

Ostraka.

 

42 ► Grupo formado por Homens Livres Adultos. Para os gregos, mulheres, crianças e estrangeiros eram excluídos:

Povo.

Cidadão.

Ostraka.

Sólon.

 

43 ► Concha utilizada para contabilizar o voto dos cidadãos:

Povo.

Cidadão.

Ostraka.

Sólon.

 

44 ► Ato de exilar, expulsar indivíduos da Cidade-Estado, através do voto na ostraka:

Ostracismo.

Exílio.

Expulsão.

Renegado.

 

45 ► Característica da Democracia em que o cidadão vota direto nas leis. Era utilizado na Grécia Antiga:

 

Democracia Direta.

Aristocracia.

Talassocracia.

Democracia Representativa.

 

46 ► Característica da Democracia em que o cidadão vota em um Representante Político que, por sua vez, é responsável pelas leis. É utilizado em sistemas democráticos atuais, como é o caso de nosso país, o Brasil:

 

Aristocracia.

Democracia Representativa.

Talassocracia.

Democracia Direta.

 

47 ► Cidade-estado militarista, aristocrática e conservadora, cuja educação buscava criar o soldado ideal:

Esparta.

Macedônia.

Atenas.

Roma.

 

48 ► Conflito entre Gregos e Persas, que resultou na vitória dos Gregos e supremacia de Atenas:

Guerra do Peloponeso.

Guerras Macedônicas.

Guerras Médicas.

Guerras Púnicas.

 

49 ► Confederação de praticamente todas as Cidades-Estado, lideradas por Atenas, com o objetivo de defender o território Grego contra invasões de povos estrangeiros:

Liga de Delos.

Liga do Peloponeso.

Liga da Justiça.

Liga Olímpica.

 

50 ► Confederação de Cidades-Estado, lideradas por Esparta, com o objetivo de fazer oposição à Liga de Delos e posteriormente iniciar uma Guerra contra Atenas:

Liga da Justiça.

Liga do Peloponeso.

Liga de Delos.

Liga Olímpica.

 

51 ► Conflito entre Atenas e Esparta, que resultou na vitória Espartana:

Guerras Macedônicas.

Guerras Médicas.

Guerra do Peloponeso.

Guerras Púnicas.

 

52 ► A Civilização Grega em especial na sua forma Atheniense, fundamentava-se nos ideais de liberdade, do racionalismo, da glorificação do corpo e do espírito e de grande respeito pela dignidade e mente do indivíduo. O fragmento anterior destaca:

O antropocentrismo na cultura grega.

A influência dos gregos sobre o ocidente.

O predomínio da cultura grega nas civilizações antigas.

Os deuses concebidos à imagem e semelhança do homem.

 

53 ► Na Grécia Antiga a economia foi marcada pela realização de diferentes atividades. A única alternativa INCORRETA sobre a economia da Grécia Antiga é:

Artesãos como oleiros, escultores e ferreiros praticavam os seus respectivos ofícios
     em áreas específicas da cidade.

As uvas e as azeitonas eram principais produtos cultivados pelos gregos.

O comércio marítimo foi pouco desenvolvido em função do litoral grego ser
     muito recortado.

O solo montanhoso prejudicou o desenvolvimento da atividade agrícola no
     território grego.

 

54 ► Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de que a população pudesse participar dos Jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de:

Palas Atena.

Héstia.

Zeus.

Dionísio e Afrodite.

 

55 ► Período da história grega que ocorreu entre 338 a.C. e 146 a.C., este período ficou caracterizado pela Crise da Pólis Grega, pela Invasão e Domínio da Grécia pelos Macedônios de Alexandre Magno, pela expansão Militar e Cultural Macedônica e pela difusão do Helenismo:

Período Helenístico.

Período Homérico.

Período Clássico.

Período Arcaico.

 

56 ► Conquistador macedônico, filho de Filipe II, que obteve vitórias militares na Grécia, Ásia Menor, Egito, Mesopotâmia, Pérsia e em regiões da Índia, até o Vale do Rio Indo. Em 10 anos, o Império Macedônico transformou-se em um dos maiores de toda a Antiguidade.

Morreu aos 33 anos de idade e é considerado o maior Estrategista da Antiguidade:

Homero.

Alexandre Magno.

Júlio César.

Augusto César.

 

57 ► Denominação dada a Fusão entre a Cultura Grega e Oriental:

 

Helenismo.

Greco-oriental.

Oriental.

Greco-Romana.

 

 

 


 


 


 

 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808