NOSSAS VISITAS |
|
|
|
Os Povos da Mesopotâmia
Unidade 3
Objetivo:
Os conteúdos aqui disponibilizados visam o aprendizado
por meio da metacognição, utilizando múltiplas linguagens,
estão separados e
organizados para alunos do Ensino Fundamental, Ensino
Médio e para quem está se preparando para o ENEM.
|
|
|
|
05.0 - Povos da Mesopotâmia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Mesopotâmia |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Berço das Civilizações |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Sumérios |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Acádios |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Amorritas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Assírios |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Caldeus |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Revolução Agropastoril |
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Surgimento das Cidades |
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Centros de Poder |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Os Templos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
O Palácio Real |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
O Poder do Rei |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Plítica e Religião |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Domínio Babilônico |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Awilum |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Mushkenum |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Escravos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Exércitos Permanentes e Uso da Roda |
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Polêmica: Havia Escravos na Mesopotâmia? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Escrita |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Registro e Transmissão de Informação |
|
|
|
|
|
|
|
• |
Evolução da Escrita Suméria |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Estágio Pictográfico |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Estágio Ideográfico |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Estágio Fonográfico |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Direito |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Os Primeiros Códigos Jurídicos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Código de Hamurábi |
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Princípio de Talião |
|
|
|
|
NOSSA VITRINE |
|
|
|