NOSSAS VISITAS |
|
|
|
O Tempo e História
Unidade 1
Objetivo:
Os conteúdos aqui disponibilizados visam o aprendizado
por meio da metacognição, utilizando múltiplas linguagens,
estão separados e
organizados para alunos do Ensino Fundamental, Ensino
Médio e para quem está se preparando para o ENEM.
|
|
|
|
01.0 - Tempo e História |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
História e Historiadores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
A Procura do Saber Sobre as Vivências Humanas |
|
|
|
|
|
|
• |
Sentidos da Palavra História |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Ficção |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Processo Vivido |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Área de Conhecimento |
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Fontes Históricas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Fontes Escritas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Fontes Não Escritas |
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Limites do Saber Histórico |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
O Trabalho do Historiador: Fatos, Seleção e Interpretação |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Tempo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Diferentes Percepções e Medições |
|
|
|
|
|
|
|
• |
Medições do Tempo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Ritmos da "natureza" e da "fábrica" |
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
O Relógio |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Calendário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Calendário Cristão |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
• |
Periodização Histórica |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Pré-História |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Idade Antiga ou Antiguidade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Idade Média |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Idade Moderna |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
› |
Idade Contemporânea |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
— |
Crítica à Periodização Tradicional |
|
|
NOSSA VITRINE |
|
|
|