HARRY POTTER

     CRÔNICAS


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

               Harry Potter        

 

Origem e Histórico de Publicação

O Primeiro Livro foi publicado no Reino Unido pela Bloomsbury, uma editora independente, em 26 de junho de 1997.

Seu sucesso inicial se deveu à algumas críticas positivas e à propaganda boca-a-boca.

Todos os três primeiros livros ganharam o Nestlé Smarties Book Prize, um prêmio importante concedido por uma marca de chocolates.

Quando o quarto volume foi publicado em 2000, a série já era muito famosa, e o lançamento teve um interesse bem maior da mídia geral do que era comum para um livro novo.

Na mesma época, a Warner Bros. passou a trabalhar nos filmes de Harry Potter e a controlar a marca do aprendiz de feiticeiro. O primeiro filme foi lançado em 2001, acompanhado de brinquedos, vídeo games e muito merchandise. Harry Potter volta a bater recordes na publicação dos livros e filmes seguintes, com milhares de festas de lançamento e um intenso interesse da mídia.

• A criação
Em meados de 1990, a vida não estava fácil para Joanne Rowling. Ela concluíra com dificuldade a Faculdade de Francês, um curso que não queria; dividia um apartamento com colegas em Londres, mantendo-se de trabalhos temporários de secretária; sua mãe, com apenas 40 anos, definhava vítima de Esclerose Múltipla, e seu então namorado resolvera mudar-se para Manchester, fazendo Joanne ir até a cidade para procurar um apartamento.

Mas foi durante as quatro horas de atraso do trem de volta à Londres que sua vida mudou para sempre: a idéia de Harry Potter simplesmente "surgiu" em sua cabeça.

 Rowling fala dessa experiência em seu website:

Eu vinha escrevendo quase continuamente desde os seis anos de idade, mas nunca tinha estado tão excitada com uma idéia antes. Para minha grande frustração, não tinha uma caneta que funcionasse comigo, e era muito tímida para pedir que alguém me emprestasse uma.

Eu acho, agora, que isso foi provavelmente algo bom, pois eu simplesmente sentei e pensei (...) e todos os detalhes borbulharam em meu cérebro e esse garoto de cabelo preto, todo despenteado, que não sabia que era bruxo, tornou-se mais e mais real para mim.

Com a morte de sua mãe, no final daquele mesmo ano, Joanne mudou-se para Portugal, onde ensinou Inglês numa escola de idiomas. Ela já havia começado a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal, e planejava os outros livros da série.

Em 1992, casou-se com o jornalista Jorge Arantes, com quem teve uma filha. Mas o casamento não durou muito e, no final de 1993, Rowling foi morar em Edimburgo, capital da Escócia. Sobrevivia com uma ajuda ínfima do governo, enquanto escrevia o primeiro livro e começava a trabalhar com professora substituta.

Quando finalmente terminou o volume, em 1996, ela enviou-o a um agente literário e, depois de o futuro best-seller ser recusado por doze editoras, a Bloomsbury se interessou.

A Pedra Filosofal foi publicado no ano seguinte, recebendo resenhas favoráveis de jornais como o The Times e prêmios como o British Book Awards, na categoria Livro Infantil do Ano.
 

 

 

ACESSO RÁPIDO


 

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808