HARRY POTTER

     CRÔNICAS


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

               Harry Potter        

 

Série Literária

Harry Potter é o nome da série literária de fantasia criada pela escritora inglesa Joanne Kathleen Rowling.

Seis dos sete livros planejados já foram publicados.

Eles descrevem um mundo de bruxos, sendo o protagonista o jovem bruxo órfão Harry Potter, deixado ainda bebê na casa de seus tios, após o assassinato de seus pais.

O primeiro livro foi lançado em 1997 na Grã-Bretanha e, no ano 2000, ele e suas continuações já eram um estrondoso sucesso. Os quatro primeiros livros deram origem a filmes de grande bilheteria, e o quinto filme começou a ser filmado em fevereiro de 2006, com lançamento previsto para 13 de julho de 2007.

Os livros de Harry Potter ganharam uma fama sem paralelo, com vendas mundiais ultrapassando 300 milhões de cópias.

São elogiados por encorajarem crianças, e até mesmo adultos, ao hábito da leitura; alcançaram prêmios importantes no mundo todo, e deixaram sua autora milionária.

Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e pelo Editorial Presença em Portugal.

Sinopse
Válter Dursley e sua família vivem na Rua dos Alfeneiros (Privet Drive) nº 4, Surrey. Numa manhã, quando o senhor Dursley sai de casa, vê uma gata malhada lendo um mapa.

Atarantado com o episódio, abana a cabeça e concentra-se no que o esperava no trabalho, entrando no carro e pondo-se a caminho. Já praticamente esquecera do episódio da gata, ele vê algumas pessoas vestidas de uma forma muito esquisita. Pensa, no entanto, que o mais provável era que se tratasse de uma moda estúpida.

O Sr. Dursley vai para o escritório e, ao sair do trabalho para comer alguma coisa, aproxima-se de um daqueles grupos de gente esquisita e escuta sua conversa.

Ouve algo sobre uns Potter, que tinham um filho chamado Harry. Fica, então, horrorizado: sabia quem eram os Potter. A senhora Potter é irmã da senhora Dursley, e não havia ninguém que eles quisessem mais esquecer do que aquele casal. Em casa, mais tarde, depois de muito pensar, ele se convence que sua família nunca seria envolvida em nada que os Potter fizessem. Quando a Petúnia abriu a porta na manhã seguinte, porém, deparou-se com um bebê, seu sobrinho Harry, e com um bilhete de alguém chamado Dumbledore.


Temas Abordados

A série tem fãs de todas as idades. Apesar de J.K. Rowling dizer que não possuía nenhuma faixa etária na cabeça quando começou a escrever as aventuras do pequeno mago, suas editoras inicialmente classificaram-nas como "infanto-juvenis".

São publicados hoje versões para adultos e crianças, apenas com a capa diferente.

Por ser uma série onde cada livro equivale a cerca de um ano de vida do protagonista, seu conteúdo amadurece conforme Harry cresce, assim como os desafios (mágicos, sociais e emocionais) que ele tem de enfrentar. A última adaptação cinematográfica da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo, por exemplo, teve classificação etária de 10 anos nos cinemas brasileiros (por conter cenas de violência de fantasia). Os leitores que começaram a ler a saga ainda muito jovens também vão amadurecendo com a personagem. A estrutura da história, inclusive, torna-se mais complexa e sofisticada a cada volume.

Apesar de serem classificados como Fantasia, um gênero que tende a ser muito conservador, os livros de Rowling se passam nos anos 1990, na Inglaterra "trouxa" moderna, com carros, telefones e PlayStations. Enquanto a "aura mágica" da história é fluida como algodão-doce, os problemas são sólidos e reais - preconceito, depressão, ódio, sacrifício, pobreza, morte.

" Harry vai para seu mundo mágico, e este é melhor que o mundo que ele deixou? Só porque ele encontra pessoas melhores", explica Rowling.

"A magia não faz seu mundo melhor, relacionamentos sim. A magia muitas vezes complica a vida de Harry."

Um dos temas mais recorrentes ao longo da série é o amor, retratado como uma poderosa forma de magia por e em si mesma. Dumbledore acredita que a capacidade de amar permitiu que Harry resistisse às tentações de poder de Voldemort em seu segundo encontro, não permitiu que o vilão se apossasse do corpo de Harry em seu quinto ano, e será responsável pela derrota final de Voldemort.

Em contraste, outros tema importante é a morte. "Os meus livros abordam bastante a morte. Começam com a morte dos pais de Harry. Há a obsessão de Voldemort em derrotar a morte e conquistar a imortalidade a qualquer preço (...). Eu percebo porque é que Voldemort quer conquistar a morte. Todos nós temos medo dela." disse Rowling. De fato, o nome de Voldemort significa "vôo da morte" em Latim e Francês, e "roubar a morte" em Francês e Catalão. Os livros colocam o bem contra o mal e o amor contra a morte. A perseguição de Voldemort para evitar a morte, que inclui episódios como beber sangue de unicórnio e separar a sua alma através do uso de horcruxes, contrasta com o sacrifício de Lílian Potter, o amor por Harry e a magia extraordinária que o seu gesto deixou nele, um sacrifício que Voldemort nunca poderá entender ou apreciar.

O preconceito e a discriminação são também amplamente abordados ao longo dos livros. Harry aprende que existem feiticeiros Sangue-Puro (oriundos de famílias onde só há bruxos) que abominam os Sangue-Ruim (bruxos de ascendência bruxa e trouxa ou ainda bruxos que vieram de uma família só de trouxas) e os consideram inferiores.

Os mais preconceituosos dentro da comunidade mágica levam estas designações mais longe, utilizando-as como um sistema de graduação para ilustrar o valor de um feiticeiro, considerando os de Sangue-Puro como sendo superiores e os Sangue-Ruim (também conhecidos por "Sangue de lama") como desprezíveis. Fora os preconceitos em relação aos humanos, existe igualmente um afastamento dos não-humanos e até parcialmente-humanos

Outro importante tema decorre sobre as escolhas. Em A Câmara Secreta, Dumbledore faz, talvez, sua mais importante declaração neste assunto: "São as suas escolhas, Harry, que mostram quem de fato você é, mais do que as suas capacidades". Dumbledore aborda este tema novamente em O Cálice de Fogo, quando diz a Cornelius Fudge que mais importante do que como se nasce, é o que a pessoa se torna ao crescer.

Assim como para muitas personagens ao longo dos livros, o que Dumbledore considera "uma escolha entre o que está certo e o que é fácil", tem sido um marco na carreira de Harry Potter em Hogwarts e as suas escolhas estão entre as características que melhor o diferenciam de Voldemort. Tanto Harry como Voldemort foram órfãos criados em ambientes difíceis, fora o fato de partilharem características que incluem, como Dumbledore afirmou, "um raríssimo dom ofidioglota — sabedoria, determinação" e "um certo desapreço por regras".

Contudo, Harry, ao contrário de Voldemort, decidiu conscientemente adotar a amizade, a bondade e o amor, enquanto que Voldemort escolheu propositadamente rejeitá-los.

Enquanto que tais idéias sobre amor, preconceito e escolha estão, como afirma J.K. Rowling, "profundamente cravadas em todo o enredo", a autora prefere deixar que os temas "cresçam organicamente", em vez de se sentar a escrever e conscientemente tentar transmitir essas ao leitor. A amizade e a lealdade são talvez os temas mais "orgânicos" de todos, aparecendo principalmente na relação entre Harry, Ron e Hermione, relação essa que permite que estes assuntos se desenvolvam naturalmente à medida que os três personagens crescem, que a sua relação amadurece e que as suas experiências acumuladas em Hogwarts testem a fidelidade dos três amigos. Estas provas tornam-se progressivamente mais difíceis, acompanhando o tom cada vez mais escuro e misterioso dos livros.
 

Estrutura
Os livros tendem a seguir uma fórmula bastante estrita.

A ação que decorre durante uma série de anos pode ser claramente dividida em 6 secções gerais:

Verão na casa dos Dursleys:

Harry passa a maior parte das férias de verão da escola com os Dursleys, no mundo trouxa, suportando o mau tratamento que aí recebe. Esta secção termina com o Harry dirigindo-se a uma seção diferente.

Fim do Verão - Mesmo antes do começo das aulas no Outono:

Harry vai ao Beco Diagonal, à residência dos Weasleys ou ao Número Doze, Grimmauld Place. Termina com a entrada no comboio escolar na plataforma 9 3/4.

Nova época na escola:

Personagens novas ou redefinidas tomam vida, e o Harry ultrapassa novos desafios diários, tais como testes difíceis, amores estranhos e professores mal-humorados; tudo isto termina normalmente perto do Halloween.

Conflitos surgem:

O Harry, os seus amigos e colegas de escola começam a perceber que algo se passa e começam a reagir.

Clímax:

O Harry e os seus amigos fazem uma descoberta importante, e o Harry corre desesperadamente para um determinado local a fim dum encontro conflituoso, normalmente envolvendo uma batalha contra os vilões. Isto normalmente acontece perto ou logo após os exames finais.

Conclusão

O Harry começa a recuperar da batalha e aprende lições importantes através de relatos e discussões com Alvo Dumbledore.

Termina com o Harry a entrar no Expresso Hogwarts e a regressar a casa para os Dursleys.

Universo
O mundo mágico no qual Harry Potter está situado é ao mesmo tempo totalmente separado e intimamente ligado ao nosso.

Diferente dos mundos fantástico de Nárnia e da Terra Média, o mundo de Harry Potter existe justamente com o nosso, e muitas de seus locais estão localizados em cidades reais, como Londres.

O mundo dos bruxos é uma coleção de fragmentos de ruas escondidas, velhos bares, países esquecidos e castelos seculares que permanecem invisíveis para a população não-mágica (os "trouxas").

Bruxaria é uma habilidade que vem do nascimento, e não pode ser aprendida. Mesmo assim, pessoas com dons mágicos têm de ir para escolas, como Hogwarts, para aprimorar e controlar a magia.

Como a magia é uma habilidade inata, a maioria dos bruxos não estão familiarizados com o mundo trouxa, o qual parece-lhes esquisito.

 

 

ACESSO RÁPIDO


 

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808