JORNAL DA GLOBO

  Somos "Filhos
    da Bolha"

  Não Sejamos
    Otários

  Labirinto
    Sem Saída

  Museu do
    Futebol

  O Partido de
    Wall Street

  O Que Quer Este
    Fidel de Tamancos?

  Mercado
    Livre

  A América está
    Dividida ao Meio

  Um Balanço da
    História Política...

  A Pedofilia na Igreja
    é Conseqüência do...

     CRÔNICAS


  Retornar

 

NOSSAS VISITAS


 

 

               Arnaldo Jabor        

 

O Partido de Wall Street
Quarta, 24/09/08

Há um terceiro partido acima dos democratas e republicanos. Ele decidirá se o governo vai soltar US$ 700 bilhões dos contribuintes, outrora chamados de cidadãos para salvar instituições financeiras. É o partido de Wall Street.

Na depressão de 29 fez-se pagamento de dívidas com acoes novas das companhias em débito e muitos credores aceitaram receber menos.

Em termos de botequim: devo e não nego, pago quando puder aqui com ações… E o credor: ok. Tu me deves 100, paga 70 e não se fala mais nisso. Assim o governo não tascaria os cidadãos para pagar erros e crimes de bancos.

Mas pergunta-se: por que nenhum expert mencionou esta solução? Resposta: porque o partido de Wall Street não quer. A indústria financeira prefere ser salva com a grana dos otários do que suportar alguma dor.

A solução do secretario do tesouro faz sucesso porque taxa muitos e beneficiam poucos. Além disso, os contribuintes estão dispersos pelo país afora e não podem chiar…

Mas a indústria financeira esta ali, dentro do congresso, sentadinha nos dois partidos. O principio do capitalismo é: quem colhe os lucros tem de agüentar prejuízos… Mas é mais gostoso privatizar lucros e socializar perdas.

Os professores de Chicago Zingales e Mc Cormack acham isso e sentenciam: “Temos de salvar o capitalismo dos capitalistas”.

 

ACESSO RÁPIDO


 

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808