COLETÂNEAS

   Biografia

   Discografia

   Instrumentos

        Herbert Vianna

        Bi Ribeiro

        João Barone

        Um Pouco Mais...

MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

 

 

NOSSAS VISITAS


 

 

Paralamas do Sucesso

Instrumentos

OS PARALAMAS E SEUS INSTRUMENTOS
                                  por Silvino Silva

Depois de vinte anos de estrada, Os Paralamas têm algo em comum com todo e qualquer músico em início de carreira: a compulsão em possuir bons instrumentos. Desde o começo do interesse de cada um por música, possuir um bom instrumento era um sonho, que depois se tornou realidade.
 

 

       

03/02/2004 - Um pouco mais sobre os
                 instrumentos dos Paralamas

O Herbert também tem um monte de violões de várias marcas e modelos, Gibsons e Martins folk de 6 e 12 cordas. Das muitas peças que ele possue, se destacam uma coleção de amplificadores de 20 a 30 watts, pequenos, para uso em estúdios de gravação, de várias marcas, como Fenders, Hi Watts e o soviético Sovitek. Recentemente, o Herbert tem usado guitarras semi acústicas no formato da conhecida Telecaster, feitas por um lutier famoso aqui no Rio.

Entre os primeiros baixos que o Bi comprou, está o lendário Alembic, igual aos usados pelo Stanley Clark, enorme, com um super som, mas que foi logo encostado por ser muuuito pesado. Boa parte dos dois primeiros álbuns dos Paralamas foi gravada com este instrumento.

Os pads eletrônicos foram usados durante um bom tempo pelo Barone, que conseguiu por as mãos num cérebro de Simmons SDS 5, em 85, comprada de segunda mão. Depois, vieram outros pads digitas da Emulator e Roland. Durante um tempo, foi usado uma bateria programável SP 1200, com programas de percussão para servirem de click e trazer sons de congas etc. Os tamborezinhos que se veêm do lado direito do kit do Barone são os famosos
Octobans, da Tama, que se escutam bem destacados na gravação de Óculos. Mais uma inspiração do Copeland, que tornou estes tambores muito populares por ser o primeiro a usá-los em destaque.

Falar sobre os instrumentos que Os Paralamas usaram em estúdio requer um retrocesso no tempo, mas alguns destes instrumentos ficaram na memória, como a guitarra cor de rosa igual a do Jeff Beck que o Herbert usou em todas as faixas do Selvagem. O Bi usou o baixo Ken Smith neste disco inteiro e o Barone usou por muito tempo uma Tama Imperial Star, a mesma do clip do Meu Erro e do Rock in Rio 1.

Em tempo, nos lembraremos de mais coisas.

    

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808