COLETÂNEAS

   Biografia

   Discografia

   Instrumentos

        Herbert Vianna

        Bi Ribeiro

        João Barone

        Um Pouco Mais...

MENU PRINCIPAL


  Retornar

 

 

 

NOSSAS VISITAS


 

 

Paralamas do Sucesso

Instrumentos

OS PARALAMAS E SEUS INSTRUMENTOS
                                  por Silvino Silva

Depois de vinte anos de estrada, Os Paralamas têm algo em comum com todo e qualquer músico em início de carreira: a compulsão em possuir bons instrumentos. Desde o começo do interesse de cada um por música, possuir um bom instrumento era um sonho, que depois se tornou realidade.
 

João Barone

João Barone penou muito até conseguir sua primeira bateria. Passou pela mesma "via sacra" de muitos bateristas, que tinham que usar peles de couro, molhadas e moldadas para caber em tambores que não recebiam peles de nylon, esquentar os couros com fogo para poder esticar e afinar os tambores, remendar pedais de bumbo toscos com arames, etc... Sua primeira bateria, abandonada e "resgatada" de uma escola na Universidade Rural, foi restaurada e ainda serviu nos primeiros momentos dos Paralamas, sendo devolvida depois. Com algumas economias, foi possível comprar um pedal Speed king (!) e um prato Zildjian, de 22 polegadas, para melhorar o set... Os outros dois pratos eram um par de 14 polegadas, do tipo usado para bandas marciais (isso mesmo: pa-ra-rá-tím-búm!)... Quando os Paralamas começaram a freqüentar os estúdios da Odeon, Barone "resgatou" outra bateria abandonada por lá, que eram os restos de um kit Tama Imperialstar "Piano Black", usado por um certo Lobão, ex-baterista da Blitz. Depois de um tempo, este kit foi "atualizado" com tambores comprados em Nova Yorque (um set de tom tons e surdo Tama Imperialstar, caixa, ferragens, pedais, etc...), o mesmo usado na apresentação do Rock in Rio em janeiro de 85. Barone pode comprar também um set de pratos Paiste, tão sonhado...

Ao longo dos anos, vários kits da Tama e outras marcas foram comprados, alguns com tamanhos e materiais diferentes. No começo dos 90, surge a oportunidade do tão sonhado patrocínio dos pratos Paiste e da Mapex (bateria que usou durante alguns anos). Finalmente, Barone foi ofertado com um patrocínio da Tama, marca que sempre gostou e com quem está feliz no momento. Afinal, esta combinação Tama/Paiste sempre foi usada pelo seu grande ídolo da bateria, Stewart Copeland... Recentemente, Barone fechou patrocínio com a marca de baquetas americana Vater, que vai produzir um modelo autografado, encomendado sob medida.

    

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

 

NOSSA VITRINE

Copyright ©2012 Edley Reis de Oliveira (31) 9663-1808