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OS PARALAMAS E SEUS INSTRUMENTOS
                                  por Silvino Silva

Depois de vinte anos de estrada, Os Paralamas têm algo em comum com todo e qualquer músico em início de carreira: a compulsão em possuir bons instrumentos. Desde o começo do interesse de cada um por música, possuir um bom instrumento era um sonho, que depois se tornou realidade.
 

Herbert Vianna

Herbert teve a sorte de ganhar de seu pai uma guitarra Gibson L6S (modelo que foi usado pelo Santana), antes mesmo dos Paralamas existirem. Mas passou por violões toscos, inclusive um que ele cortou no formato de uma guitarra, e uma guitarra "protótipo" feita em uma marcenaria (pesava cerca de uma tonelada...). Depois, teve uma cópia nacional da guitarra Fender, a Gianninni Stratosonic, que foi "envenenada" com captadores importados... O tempo passou e Herbert teve a chance de comprar qualquer guitarra que desejasse, depois de muitas viagens ao exterior. No começo dos 90, Herbert recebeu um patrocínio da Gibson do Brasil. Ainda hoje guarda alguns raros achados, como uma Danelectro igual a que Jimy Page usava, edições reeditadas das clássicas Gibson Les Paul, 335 e SG, incluindo uma de dois braços (assinada com um prego pelo Jimy Page...), raras edições de Fenders "pré-CBS" (mais antigas, feitas pelo próprio Leo Fender), uma "canastra" de guitarras iguais, para serem trocadas quando arrebentam as cordas ou desafinam (raramente) durante o show, como as Brian May Custom, Gibsons (Country Gentleman e Epiphones) semi-acústicas e outras mais... Seu primeiro amp foi um "estranho" Honner (marca famosa por gaitas harmônicas) de 30 ou 40 watts, de transistor (não era à válvula)... Depois, ainda vieram os Roland Cube 60 (ainda transistorizados) e Jazz Chorus... Logo em seguida, entrou de uma vez por todas no "mundo da válvula", com seus Marshalls, Fenders, Mesa Boogie, Vox, Hiwatt e Crate, em suas versões mais clássicas...

Quanto aos efeitos, Herbert já usou muita coisa, mas sempre esteve mais próximo dos efeitos digitais de textura, popularizados nos anos 80 por Andy Summers, como flanger, chorus, delays da Boss e Eletro Harmonics. Usou pedaleiras e efeitos de rack da Roland e depois criou sua própria combinação de pedais. Para dar mais peso, usou overdrives ou distorções RAT. Recentemente, tem usado simuladores de amp da Zoom, com efeitos muito interessantes.

    

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